Unica em Viamão semi-olimpica 25m

                       Saiba mais sobre Natação:

Uma das atividades físicas mais completas e recomendadas, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem ainda mais benefícios a oferecer. A seguir, veja os principais:

Não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.

Proporciona equilíbrio muscular: os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.

Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor.

Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.

Promove a circulação: praticar a natação melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.

Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão.

É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.

 

 

 

 

         ESTRUTURA DO TRABALHO INFANTIL

 

O nosso maior objetivo com a natação para crianças é que seja uma atividade para a vida toda. Para que isso seja alcançado o importante é manter a criança motivada e interessada nas aulas, sempre com a vontade de progredir e buscar novos desafios. Por isso, a organização da escola deve propiciar ao aluno a possibilidade de superar fases e atingir objetivos permanentemente.

As turmas infantis da piscina pequena são divididas por idade e/ou por habilidades, nos seguintes níveis:

- BEBÊS: trabalha crianças de 06 meses até 03 anos, visando desenvolver habilidades motoras básicas e adaptação ao meio líquido.

- ADAPTAÇÃO I (ADI) - 75% lúdico e 25% técnico. Trabalha crianças de 03 até 05 anos. Objetivo: desenvolver através de atividades lúdicas as habilidades motoras aquáticas básicas, como: imersão parcial e total, autonomia na água, flutuação ventral e dorsal, salto da borda e deslocamentos variados.

- ADAPTAÇÃO II (ADII) – 50%lúdico e 50% técnico. Trabalha crianças de 06 até 08 anos. Objetivo: desenvolver na criança habilidades básicas do aprendizado, tais como: flutuação ventral e dorsal, deslize ventral e dorsal, batimento de pernas, movimentação de braços e pernas coordenados (movimentos amplos), respirações.

- APRENDIZADO I (API) – 75% técnico e 25% lúdico. Trabalha crianças de 09 até 12 anos. Aprendizado dos nados crawl e costas completos, iniciação a pernada do nado peito, entradas na água e viradas simples.

 

- APRENDIZADO II (APII - piscina grande) – trabalha crianças a partir de 12 anos. Aperfeiçoamento dos nados crawl, costas e peito, aprendizado do nado borboleta completo, aperfeiçoamento das viradas. Trabalho mais técnico.

 

          ESTRUTURA DO TRABALHO ADULTO

- ADULTOS INICIANTES: normalmente este trabalho é realizado na piscina infantil, principalmente com aqueles alunos que tem medo da água ou que nunca fizeram natação. Objetivo: promover aulas interessantes que propiciem o aprendizado de natação de maneira agradável e de forma que o aluno sinta a sua evolução nas habilidades trabalhadas. OBS.: Seguir sempre a seqüência pedagógica dos nados.

 

- NATAÇÃO PARA ADULTOS: visa o atendimento do adulto procurando conciliar o interesse do aluno ao trabalho de correção da técnica dos nados e a integração deste ao trabalho de condicionamento físico. Procura-se ensinar os quatro estilos com suas viradas.

 

 

                Hidroginástica:

            Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular e é uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é só para a terceira idade. A atividade é uma ótima alternativa para queimar calorias. É praticada em grupo, com músicas, e um professor capacitado ministrando a aula.

                             Benefícios da Hidroginástica:

  • Melhora da capacidade cardiorespiratória, aumentando a resistência física e o condicionamento físico e diminuição da sensação de cansaço;

  • Melhora da circulação sanguínea;

  • Aumento dos níveis de força e flexibilidade;

  • Promove maior sensação de bem estar;

  • Alivia dores articulares, auxilia no tratamento de lesões e relaxamento corporal.

  • Promove o convívio social, por se tratar de uma atividade realizada em grupo.